ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

    A lei brasileira, número 9.434/97, assegura a disposição gratuita da transplantação de órgãos no Brasil, de forma que o paciente afirme esse direito antes do óbito e também com a concordância dos familiares. Nesse contexto, no país, há uma grande escassez de informações sobre essas conjunturas, o que acarreta um grande empecilho aos direitos dos cidadãos. Dessa forma, convém analizar as causas, consequências e possíveis soluções acerca dessa problemática.


     Mormente, vale ressaltar a precariedade no sistema de transplantações, que consequentemente, é uma grande mazela aos cidadãos. Nesse viés, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores colaboradores para a realização de transplantes, no entanto, a falta de estruturas adequadas é uma aflição aos brasileiros, pois a carência de condições transfigura-se o caminho às grandes filas de espera. Assim, torna-se inadmissível que o governo não torme à frente desse impasse a fim de resolvê-lo.


      Somado a isso, existe, enraizado na cultura brasileira, o preconceito em relação a doação de órgãos. Nessa ótica, segundo o portal de notícias G1, as questões religiosas e as negações da família é um grande empedimento, sendo esses quem decidem a finalidade do corpo do ente - o que tem agravado muito mais a precisão da sociedade. Destarte, o artigo 196 da Contituição Brasileira prevê a garantia da promoção à saúde, desse modo, convém que as entidades públicas façam-se presentes com o intuito de amenizar essas dificuldades enfrentadas pela nação.


    Por fim, urge a necessidade do Governo, juntamente  com o Ministério da Saúde(MS), auxiliar as intituições que realizam os transplantes, por meio de melhores recursos financeiros, com o objetivo de melhorar as estruturas de tranportes de enfermos e locais de realizações das cirurgias. Ademais, cabe a essa intituição, criar projetos com o propósito de desenraizar o tabú existente em relações a essas ações. Espera-se, com isso, uma nação livre de problemas causados pela própia falta de atitudes governamentais e pela falta de conhecimento dos efeitos positivos da doação.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde