ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

   Na série de TV “The Good Doctor”, em um de seus episódios é retratado as dificuldades de uma equipe médica para realizar a captação, transporte e implante de um órgão doado. Simirlamente a obra ficcional, o Brasil demonstra inúmeros fatores que contribuem para que haja entraves nas doações de órgãos no país, dentre eles a omissão do poder público e a falta de esclarecimento acerca do assunto a população. Diante disso, devem-se averiguar os impasses que prejudicam a doação de órgão na atual sociedade brasileira a fim de combatê-la.


   Em primeiro plano, a infraestrutura precária ofertada pelo Governo federativo é uma das causas. Isso ocorre porque sem centros com estruturas adequadas, os órgãos a serem transplantados são submetidos a condições inapropriadas, como altas temperaturas, que reduzem a viabilidade da doação. Por consequência mais de 70% dos órgãos não são aproveitados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em decorrência da ineficiência do poder estatal em disponibilizar instalações especializadas.


   Ademais, a resistência por parte dos familiares corrobora para o impasse. Isso se deve a falta de informações ofertadas aos responsáveis pela decisão, como a importância da doação para salvar vidas, conhecimento sobre morte cerebral, entre outras, de acordo ao enfermeiro Edvaldo Leal. Consequentemente sem as devidas informações os familiares optam em não doarem, como observado em dados da ABTO, em que somente 30% dos pacientes brasileiros se tornaram doadores em razão de pouco esclarecimento acerca do assunto.


   Compreende-se, portanto, os empecilhos para a doação de órgão no Brasil. Deste modo, o Governo Federal em conjunto ao Ministério da Saúde, há de criar centros especializados em anexos aos hospitais e nas comunidades em todo país. Tais centros devem contar com enfermeiros, psicólogos e agentes sociais especializados, que por meio da ludicidade, como panfletos e palestras, possam transmitir informações de forma clara e objetiva para assim incentivar familiares a doarem órgãos. Espera-se, com isso, que o Brasil supere a problemática.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde