ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Segundo o escritor Johnny Welch “Um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se”. Nessa sentido, um simples amparo pode mudar uma situação e salvar vidas. Como aconteceu no dia 25 de Janeiro de 2019, em Brumadinho, interior de Minas Gerais. Quando uma barragem de rejeitos minerais se rompeu e devastou a pequena cidade, causando destruição e inúmeras mortes. Um dia depois, o Governo do Estado de MG anunciou que as arrecadações com mantimentos humanitários, provenientes de doações, já eram suficientes. Retrato do quão solidário é o povo brasileiro. Conquanto, em outros casos, há obstáculos que dificultam o processo de ser solidário, como acontece em relação à doação de órgãos.


 Mormente, a falta de informação e comunicação são os principais motivos para que o número de doadores não cresça no Brasil. A doação de órgãos somente é concedida com autorização expressa dos familiares após confirmação de morte encefálica, regida pela Lei nº 9.434/97. Além de ter que lhe dar com uma profunda dor de perder um ente querido, o familiar tem que decidir se vai ou não doar os órgãos do paciente, por esse motivo, é de extrema importância que o cidadão deixe claro aos seus familiares em vida, o desejo de se tornar um doador.


Outro fator preponderante é a demora de todo o processo, passando pelo diagnóstico da morte encefálica até o pedido de doação, que pode durar de cinco a sete dias, aumentando a dor dos parentes.


Assim, todo o processo deve ser revisto. Como a abordagem dos profissionais nos hospitais aos familiares e a agilidade em todo o processo até a retirada dos órgãos. O Governo Federal por meios das suas redes sociais e com ajuda dos canais de televisão deverá promover mais propagandas que incentivem a doação, com campanhas que demonstram o número de vidas que somente um doador pode salvar. Assim, espera-se ter um aumento considerável nas doações de órgãos no Brasil e, dessa forma, uma grande diminuição nas filas de espera por um transplante.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde