ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

     Na série "Grey`s anatomy" a doação de orgãos é fator fundamental na vida de muitos pacientes em vários episódios, em uma de suas temporadas relata um drama vivido por Denny duquette, na fila de transplante à espera de um coração, o que também é uma realidade vivida no Brasil. É possível afirmal que o repúdio dos familiares e a falta de informação são duas das principais causas desse impasse.
     De acordo com a legislação brasileira, a doação de orgãos só pode ser feita com a autorização dos familiares, porém segundo a ABTO somente 30% de pacientes com morte cerebral tiveram seus orgãos doados, uma das explicações pode ser devido a fé da família na esperança de que seu ente querido volte a vida, e principalmente por falta de conhecimento, visto que após a morte encefálica é impossivel reverter o caso.
     Nesse sentido, a falta de informação é um dos principais motivos para a negação da família , a ausência de conhecimento dos procedimentos ou até mesmo sobre a morte encefálica, o assunto ainda não é muito discutidos na sociedade, raramente se ver alguma campanha sobre doação de orgãos, ou reportagem sobre como 1 pessoa pode salvar a vida de muitas outras.
    Portanto medidas são necessarias para resolver o impasse, primeiro o Ministério da Saúde deve promover e intensificar campanhas de doação de órgãos nas mídias, esclarecendo questões como a segurança do diagnóstico de morte encefálica e a quantidade de pessoas que serão beneficiadas com a doação. também as pessoas ainda em vida deveria escolher se gostaria de ser ou não um doador. e o governo deveria mudar a lei, passar a ser uma obrigação a doação de orgãos após a morte cerebral sabendo que quando há circulação sanguinea pode-se doar varios orgãos e não somente as córneas como acontece em casos que não há circulação de sangue.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde