ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

     A série "Grey´s Anatomy" retratou em uma de suas temporadas a temática da doação de orgãos,que é constantemente discutida no que tange à decisão por parte da família quanto a realizar ou não a doação.Analogamente,percebe-se que,o dilema vivido na série não foge da realidade brasileira.Pois,grande parte dos possíveis transplantes não acontecem,seja por problemas no processo de captação,ou seja devido à falta de informação por parte dos familiares dos falecidos.


    Em primeiro lugar, é importante destacar que, a má qualificação de profissionais de hospitais públicos e a falta de informação da sociedade acabam tornam-se barreiras que impedem a realização dos procedimentos.A falta conscientização sobre a importância da doação dificultam o crescimento dos índices do mesmo,enquanto milhares de pessoas ainda morrem esperando por um órgão.


    De acordo com o escritor Franz Kafka "A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana".Convém ressaltar,que à uma grande necessidade da conversar familiar,pois,embora o doador declare em vida o desejo de doar,a doação apenas será efetivada se a família autorizar. Nesse sentido, apresenta-se dados apurados pela Revista Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - a qual mostrou que o número de famílias que não autorizam a doação de órgãos e tecidos de parentes com diagnóstico de morte encefálica aumentou significativamente no Brasil.


    Diante dos fatos supracitados,o Governo Federal por meio do Ministério de Saúde,deve capacitar os profissionais da saúde por meio de oficinas e aulas práticas afim de que eles saibam como abordar as famílias em um momento tão difícil de maneira mais empática e solidária. A mídia também tem um papel importante para a exposição de dados informativos sobre a doação de órgãos,seja na televisão,internet ou em rádios. Logo,os cidadãos seriam incentivados a exercerem a solidariedade. Dessa  forma, o número de voluntários aumentaria e ajudaria aos pacientes que carecem da doação de órgão.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde