ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

 O "Mito da Caverna" escrito por Platão na Antiguidade,retrata a situação de pessoas que negavam a verdadeira realidade devido ao receio da sair de sua zona de conforto.Essa obra é um retrato similar do presente,uma vez que,no âmbito social,pouco se discute acerca dos desafios da doação de órgãos no Brasil.Desse modo,é essencial a análise no tange à negligência do governo e das instituições de ensino.


 De fato,é notório o descaso do Poder Público para atenuar os desafios da doação de órgãos no País. No livro "O Cidadão de Papel",é mostrado que, apesar dos brasileiros possuírem seus direitos assegurados na Constituição,na prática,isso não ocorre.Visto que, diversas vezes, a doação de órgãos não ocorre em decorrência da falta de estrutura nos hospitais públicos para realizar as cirurgias,assim,desrespeitando o direito da população à saúde.Logo,contribuindo para uma noção de cidadania ilusória.


 Além disso, as mínimas as ações das instituições de ensino para instruir sobre a doação de órgãos. Segundo o filósofo Kant,"O homem é aquilo que a educação faz dele".Sob esse viés, o âmbito educacional tem papel essencial na transmissão de conhecimento para a sociedade.Entretanto, nem sempre, a população é orientada sobre a importância da doação de órgãos e seu impacto no tecido social. Dessa forma,dificultando que os cidadãos possam ser atuantes na transformação dessa triste realidade


 Portanto,é necessário que o governo invista na melhoria dos hospitais públicos,a fim de aumentar as cirurgias para a doação de órgãos no Brasil. Ademais,urge que o Ministério da Educação oriente a população acerca da importância da doação de órgãos por meio de palestras de amplo alcance,com o intuito de conscientizar a sociedade brasileira e estabeleça parcerias com a mídia engajada para que a divulgação dessas palestras seja frequente nas redes sociais. Afinal, só assim a realidade não continuará sendo a concretização do "Mito da Caverna".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde