ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

O seriado médico "Sob Pressão", que retrata o cotidiano de um hospital público brasileiro, abordou em um de seus episódios, o caso de uma menina que necessitava urgentemente de um transplante de rim e teve que esperar uma longa fila para o procedimento.Não distante do cenário cinematográfico, é comum que se observe várias pessoas aguardando por um transplante há muito tempo.Tal situação é ocasionada pelas condições precárias de infraestrutura para os procedimentos e a desinformação da população acerca do assunto.


Diante desse cenário, é válido ressaltar que o artigo 5 da Constituição garante o direito de saúde publica de qualidade aos cidadãos, entretanto, esse direito não é assegurado.Na atualidade, os hospitais públicos do Brasil estão em condições calamitosas, e isso dificulta o sucesso dos transplantes, uma vez que, para o procedimento, são necessários cuidados como a reposicão hormonal, indisponível em alguns hospitais. Assim, orgãos que poderiam ser doados não são aproveitados.


Ademais, a desinformação acerca da doação de orgãos é uma das causas das longas filas de transplante no país, pois muitas pessoas tem o desejo de serem doadoras, mas não informam isso para os familiares, e não deixam cartas permissivas para a doação, e por isso não são passíveis de doarem orgãos. Desse modo, evidencia-se que a falta de informação sobre o que é necessário fazer em vida para se tornar doador, diminui a quantidade de transplantes.


Portanto, é necessário que o Ministério da Saúde, através da utilização de verbas federais, invista na infraestrutura de hospitais públicos, enfocalizando na estrutura necessária para transplantes, a exemplo de países como a Alemanha, que possui um sistema de saúde altamente eficiente. Além disso, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, deve desenvolver campanhas que informem a população sobre a importância de comunicar os familiares sobre o desejo da doacão de orgãos. Concretizadas essas medidas, dramas como o abordado em "Sob Pressão" serão restritos a cinematografia, e não mais o retrato do cotidiano dos hospitais brasileiros.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde