ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

A falta de doadores de órgãos e a grande demanda para os diversos tipos de transplantes no Brasil é totalmente contraditória. A doação de órgãos é vista ainda como tabu para determinadas pessoas o que dificulta esse processo, além do pouco investimento nesse setor na maioria das vezes os familiares optam por não doar os órgãos dos entes perdidos, deixando diversas pessoas na fila de espera a procura de uma transferência para mudar de vida.


De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o número de doadores aumentou no segundo trimestre de 2016, porém esse aumento ainda não é suficiente para atender o grande número de pessoas, essa situação se dá por várias questões étnicas que estão atribuídas as famílias dos indivíduos que vieram a óbito, mas podem doar seus órgãos, contudo essa situação gera diversas discussões e opiniões divergentes na hora de decidir o que fazer com os órgãos do seu familiar.


Apesar de toda essa problemática com a escassez de doadores, muitas pessoas deixam registradas através de documentos ou comentários prévios que sentem vontade de doar seus órgãos assim que vier a óbito,com isso, a família se disponibiliza a realizar o pedido do individuo, mas ainda existem casos em que não há essa correspondência e isso é geralmente justificado com a questão religiosa colaborando assim, no aumento da fila de espera que cresce a cada ano na sociedade brasileira.


Para resolver essa questão é necessário o apoio do governo através de maiores investimentos nesses setores, criando uma maior visibilidade para esse problema para as pessoas terem um maior acesso a informação e deixar de lado esse tabu. Juntamente com o governo a colaboração de cada indivíduo, se conscientizando e deixando claro aos seus familiares que sentem vontade de fazer a doações de órgãos é essencial para diminuir o número de pessoas que necessitam de transplantes para viver de forma mais harmoniosa.


 


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde