ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

       A doação de órgãos é considerada um ato de solidariedade. No Brasil, o transplante é autorizado somente pela família, entretanto, muitos negam a doação, o impedimento acontece não só pela a falta de informação como também pela ausência de infraestrutura nos hospitais. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possíveis medidas relacionadas a esse fenômeno. 


      A Constituição Federal, de 1988, prevê a todo cidadão o direito à saúde. A partir de 2001, a família do paciente tornou-se responsável pela doação de tecidos e órgãos, muitas vezes eles negam o procedimento, seja pela omissão de informações como; quais órgãos podem ser doados, as possibilidades de doação, como fazer para doar…, e também pela falta de comunicação sobre o assunto com o parente recém-perdido. Dessa forma, a cada ano o número de doadores não atinge a quantidade necessária de pacientes na fila de espera. 


        No entanto, de acordo com as informações do site O Globo, entre 2013 e 2015, a F.A.B (Força Aérea Brasileira) deixou de fornecer aviões para o transporte de 153 órgãos devido a falta de verba. Isso se evidencia pelo aumento da má administração do dinheiro público destinado a saúde e pela ausência de infraestrutura em hospitais públicos. Desse modo, dificultando a realização da doação e também do transporte do órgão, tornando-o não viável. 


     Portanto, para que as prescrições constitucionais não sejam apenas teóricas mas se tornem medida prática, é necessária uma ação mais organizada do Estado por meio da fiscalização na administração da verba pública, para que tenha a diminuição dela e o aumento de equipamentos e transportes destinado aos hospitais. Ademais, é imprescindível que o Governo Federal junto com a mídia promova propagandas e campanhas sobre a importância da doação de órgãos e como ela pode salvar diversas vidas, de forma que incentive as pessoas a doarem e a discutirem mais sobre assunto com sua família. Essas ações são essenciais para impedir a persistência dessas problemáticas e para a melhoria da saúde pública.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde