ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

  Vive-se no Brasil, uma situação critica com relação à doação de órgãos, visto que, segundo o jornal O Globo, as famílias não autorizam a doação de órgãos em cerca de 50% dos casos. Isso acintece, em parte, porque tais familiares desconhecem os processos do procedimento; Duvidando da segurança da doação, assim como acontece na série Grey's Anatomy. Além disso, trata-se de uma pauta pouco explorada, tanto na esfera escolar  e em campanhas governamentais, por exemplo; dificultando que a população assimile tais práticas presente na nação.


  A princípio, é relevante ressaltar que uma parte muito pequena das  mortes encefálicas é revertida em doação de órgãos. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, apenas 1.800 doações das 6 mil possíveis em 2012 foram autorizadas pelas famílias dos pacientes com morte  cerebral. Dessa forma, é possível aferir que por conta da falta de esclarecimento desses indivíduos acerca do processo de retirada de órgãos, a tendência natural é a negação, já que não é comum que campanhas sobre o tema sejam veiculadas na televisão ou nas redes sociais. Diante disso, existe um receio para algumas das famílias  que acreditam até que pode haver roubo dos órgãos em forma de corrupção nos hospitais, complicando a situação de quem aguarda na lista de transplantes.


  Ademais, apesar de existir um bom funcionamento institucional quanto aos transplantes de órgãos , considerado que, ainda segundo o jornal O Globo, 93% dos procedimentos são feitos pelo SUS, pouco investe-se na assimilação individual acerca da doação. Esse assunto e seus devidos esclarecimentos não são pautas comuns nas escolas, desde o ensino fundamental até o ensino médio. Ou seja, é uma temática pouco explorada; assim, se torna difícil a assimilação da família.


   Portanto, é mister que  a desinformação precisa ser superada para amenizar o quadro citado. Assim, é dever do Ministério da Educação, por meio da modificação na Base Nacional da Educação, incluir o ensino detalhado do procedimento nas aulas de biologia do Ensino Médio , sobre a importância da doação de órgãos.  Com o intuito de introduzir o conhecimento aos cidadãos brasileiros. Dessa forma, os mesmos terão mais clareza do assunto e poderão decidir com mais discernimento.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde