ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

O primeiro transplante bem-sucedido, foi de um rim entre irmãos gêmeos em 1954, realizado por Joseph Edward Murray. Paralelamente, a doação de órgãos no Brasil é uma questão a ser discutida, visto que, muitas famílias não aceitam que os órgãos sejam doados.


Em primeiro lugar, é importante salientar que, no país, somente doações consentidas são válidas,  porém, mesmo que o indivíduo deixe um documento de autorização, a decisão final é da família. 


Ademais, uma das principais causas para solicitar a doação é a de morte encefálica, pois o paciente fica com danos irreparáveis das funções cerebrais e mesmo que haja batimentos cardíacos a pessoa não voltará a vida. Houve 5 mil possíveis doadores em 2019, mas menos da metade das famílias autorizaram o procedimento. 


Diante do exposto, é mister que o Estado tome providências para melhorar o quadro atual. Portanto, para as doações serem feitas, urge que a OMS oriente e conscientize a população brasileira sobre a importância de tal ato, por meio de campanhas publicitárias nas mídias  sociais. Para que dese modo outras pessoas sejam ajudadas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde