ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

      No curta metragem ´´O Novo Recomeço´´é narrada a emocionante história de Laura. Ela autorizou a doação de seus órgãos. Em consequência disso, salvou a vida de Júlia, que recebeu o coração dela. Esse ato solidário, vai de encontro com a realidade, pois ,no Brasil, a doação de órgãos ainda é um entrave, visto que enquanto a fila cresce, o número de doadores não acompanha tal aumento. Diante disso, a falta de informação e o medo fazem com esse problema não seja facilmente solucionado.


    Primeiramente, é imperativo ressaltar que segundo a Associação Brasileira de Doação de Órgãos elevou-se em 15% o número de transplantes de rim e córnea. Entretanto, ainda existem mais de 30 mil brasileiros na fila de espera. Isso ocorre porque é escasso  o esclarecimento sobre a operação. Logo, os parentes enlutados optam por não autorizarem o gesto generoso, haja vista,eles desconhecem a difícil situação de quem presica urgentemente de uma nova oportunidade de viver.


   Ademais, é categórico salientar que o transplante de coração torna-se complexamente  complicado. Essa dificuldade é devido ao medo ,em casos de morte encefálica, do paciente reverter o quadro vegetativo. Nesse contexto, o romance ´´A escolha´´, de Nicholas Sparks, mostrou a superação da protagonista que superou 6 meses de coma após ser desenganada pelos médicos. Portanto, os familiares resistem à doação , já que têm esperanças do paciente recuperar a saúde , embora que as chances sejam mínimas.


     Diante de situação delicada medidas são necessárias para ´´zerar´´ a fila de transplantados. Para isso o Governo , por meio de assistentes sociais, deve acompanhar o doloroso momento póstimo do cidadão e convidar os familiares a conhencerem pessoas que precisam de doação e as que foram salvas pelo procedimento, além de esclarecimentos com legistas para comprovar que a retirada do órgão não causará dano estético ao corpo do falecido. Não menos importante, é que a Associação Brasileira de Transplante  faça parceirias com universidades internacionais , a fim de recuperar corações em óbitos declarados, assim outros Lauras viverão em outras Júlias.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde