ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

  A frase, "Fazer o bem, sem olhar a quem", nos leva a enxergar que para realizar um ato humanitário não é preciso motivo ou boas razões. Visto isso, é possível mencionar os desafios para a doação de órgãos, sendo dois dos maiores, a autorização familiar e a infraestrutura hospitalar inadequada. À essa questão, é necessária a atuação do Governo Federal.
  Em primeiro lugar,é possível que um dos motivos mais elevados para que a doação de órgãos não seja efetivamente bem sucedida é a falta de autorização familiar. Desde 2011, a lei que declarava todos os cidãos brasileiros doadores foi alterada, deixando nas mãos dos familiares toda a resposabilidade para essa declaração após o faleciemento do indivíduo. No entanto, nem todas as familias consentem ao pedido de doação, pela falta de consientização do benefício que esse ato levará à outras pessoas e por falta de confiança no médico que trouxe a notícia de óbito. Isso acontece bastante, mesmo que seja o Brasil o 2° maior transplantador do mundo.
  Outro fator a ser tratado são as más condições na infraestrutura dos hospitais. De acordo com o Sistema Nacional de Transplante (SNT), 90% dos transplantes realizados no país são financiados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), onde mais de 10.000 transplanstes são realizados por ano, segundo o Ministério da Saúde; possuindo ainda uma grande linsta de espera. Entretanto, com a escassez de profissionais qualificados e as péssimas condições de infraestrutura não é possível acomodar a demanda de doações, caso essa aumente.
  Portanto é preciso a intervenção do Governo Federal junto ao Ministério da Educação, a fim de resolverem ou amenizarrm esse impasse. É necessário que a concientização dos jovens cidadãos comece desde de muito cedo. Para isso é viável que escolas trabalhem com seus alunos a respeito desse assunto. Também é válido que o Governo junto ao Ministério da Saúde invistam nas unidades de Transplantes para a reparação de erros estruturais, a fim de não existir nenhum fator que impessa o benefício de salvar uma vida.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde