ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Na Segunda guerra mundial,os nazistas, constantemente usavam os judeus como cobaias para fazer experimentos, mesmo este,um ato claramente cruel,ele promoveu avanços na medicina. A doação de órgãos hodiernamente, é um desses avanços tecnológicos benéficos a parcela da população,a qual necessita de órgãos saudáveis para continuar a vida,no entanto há impasses que dificultam esse processo.


Primordialmente é necessário ressaltar que a doação só é permitida quando há morte encefálica por parte do doador e se a família consentir. No Brasil,não existem ,muitos hospitais com equipes capacitadas para fazer  cirurgias de transplante,visto que a concentração desses locais, são mais comuns nas regiões Sul e Sudeste e nas demais,são poucos destes,com profissionais especializados neste ofício. Destarte,essa atitude solidária, é considerada como um "tabu social",porque na sociedade contemporânea do século  XXI,ainda tem-se  a dificuldade de falar sobre o assunto,o qual favorece o surgimento de mitos sobre a doação e também,muitos que influenciados pelas crenças religiosas, crêem que o ente querido,que por um "milagre divino" possa voltar a vida.


Outrossim,segundo o jornal O globo,as famílias não autorizamo a doação em cerca de 81% dos casos,assim sendo, muitas negam-se a esta contribuição ,pois têm o receio de "ferir" as decisões do falecido,dado que,no âmbito familiar quase nunca dialogam sobre o assunto. Neste contexto,pouco se tem propagandas e anúncios nas redes televisivas, mostrando e especificando sobre a doação,os quais também impedem que está aconteça.


Portanto medidas são necessárias para combater essa mazela. O cidadão que almeja ser doador,deve deixar isso claro, conversando com a família e usando redes sociais,como o Facebook,com o intuito de evidenciar a sua vontade. O Governo federal juntamente com os meios mediáticos devem promover propagandas nas plataformas digitais,como o YouTube,com o propósito de desmistificar as "falsas crenças" e concientizar as pessoas, mostrando o quão gratificante pode ser a doação. Já dizia Durkheim "A solidariedade social é o fruto da consciência humana".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde