ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Norbert Elias, influente sociólogo, desnundou em seu estudo "Os Estabelecidos e os Outsiders", que  os estigmas provocam efeitos paralisantes na sociedade. Nessa perspectiva, no Brasil, a doação de órgãos e tecidos, apesar de garantir, ao que urge tal prática, esperança e recomeço de vida, ainda, é considerada baixa, pela Organização Mundial da Saúde, devido à fatores como a estigamatização do processo, ligado à falta de informação, e das condições precárias do sistema de saúde no país.


É salutar pontuar, primeiramente, que a ausência de conhecimento, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, priva o homem da sua realidade social. Nesse contexto, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), expôs que mais de 30 mil pessoas necessitam de transplantes, porém, a taxa de doadores é muito pequena, sendo resultante do desconhecimento de como é realizado e o que ocorre posteriormente a essa prática. Dessa forma, a carência de informação produz medo e dúvidas, possibilitando a criação de mitos e estigmas sobre o assunto, os quais impulsionam a problemática.


Paralelamente, o Artigo 196 da Constituição Federal Brasileira, apresenta a saúde como um direito de todos e dever do Estado. Contudo, conforme a ABTO, 71% dos órgãos doados não podem ser utilizados, mediante aos cudados e infraestruturas, ausentes no Brasil. Nesse sentido, as lacunas presentes no sistema de saúde do país, agravam, ainda mais, a questão, visto que reduz a quantidade, já baixa, das doações de órgãos e de tecidos, impedido o cumprimento do direito básico à saúde dos cidadãos brasileiros. 


Portanto, a situação exposta urge que o Estado tome providências a fim de atenuá-las. Para isso, o Ministério da Saúde deverá criar, por meio de verbas governamentais, publicidades direcionadas a conscientização da população, sobre a doação de órgãos, com o intuito de desmitificá-la. Além disso, caberá ao Governo, liberar, também, verbas para o desenvolvimento educacional e infraestrutural dessa área no país. Assim, observar-se-á o dissolvimento desse efeito que paralisa o progresso da sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde