ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

  Contemporaneamente, no Brasil, observa-se um aumento do número de pessoas, que estão em hospitais para receber órgãos. Assim, de acordo com o site ''Agência Brasil'', o total de pacientes, que esperam realizar transplantes de órgãos cresceu de 32 mil indivíduos, em 2015, para, em 2019, 33 mil. Dessa forma, a quantidade de doadores vem aumentando, porém, há alguns obstáculos que dificultam os procedimentos de transplantes.


  Nesse contexto, vale ressaltar o aumento do total de brasileiros que estão dispostos a transferirem seus órgãos a outras pessoas. Sendo assim, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, a quantidade de doadores passou de, em 2016, 13 milhões para 14 milhões. Esse quadro acaba sendo positivo, pois, no Brasil, o número de habitantes que necessitam realizar as cirurgias está crescendo. Logo, com mais doadores, será possível salvar várias vidas e diminuir a quantidade de pacientes, que estão em filas de espera. 


  Contudo, há algumas situações que atrapalham a eficiência dos transplantes. Dessa maneira, um desses obstáculos é a rejeição feita, pelo próprio organismo receptor, aos órgãos transplantados. Isso ocorre porque, para que haja compatibilidade entre o corpo que recebe o órgão e este, o glicocálix de ambos, que é uma estrutura celular responsável por detectar o novo órgão, deve ser muito semelhante. Assim, se essa semelhança não existir, o corpo pode destruir a estrutura recebida, provocando a morte da pessoa.


  Portanto, fica claro que o total de brasileiros que necessitam de transplantes está aumentando e que as cirurgias de transferência de órgãos apresenta alguns empecilhos. Logo, urge que o Ministério da Saúde crie campanhas, que mostrem a importância desse tipo de processo cirúrgico. O governo federal, juntamente à iniciativa privada, por meio de verbas públicas, deve investir em pesquisas, que tornem os transplantes mais eficientes. Tudo isso, além de estimular mais cidadãos a fazerem suas doações, reduziria as chances de rejeição pelo organismo, salvando muitos pacientes.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde