Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Discurso de ódio e liberdade de expressão

    A Ditadura Militar foi um período marcado pelo autoritarismo e a violação dos direitos humanos, além da autocensura da imprensa e dos artistas da época. Somente em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, os brasileiros tiveram novamente o direito à liberdade de expressão, conforme Art. 5º IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Porém, muitas pessoas fazem mal uso desse direito por meio da intolerância e do desrespeito, seja nas redes sociais ou fora dela. 


     Primeiramente, é válido ressaltar que, existem limites. Ter liberdade de expressão não significa que você pode ofender o outro. Para Carlos Drummond de Andrade, a liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras. A frase do poeta brasileiro, fala sobre o quanto as pessoas que são intolerantes, que não aceitam as diferenças e são contra a liberdade. Atacam de forma dura e incisiva quem pensa diferente delas. Pois elas são contra quem usufrui do direito de ser livre e ter as suas próprias escolhas de vida. Enquanto que, quem defende a liberdade, utiliza discursos, e faz com que a conversa seja a principal “arma”. Dessa forma, faz-se mister a desconstrução do conceito de que, pensar diferente faz daquela pessoa uma "inimiga" sua.


     Ademais, observa-se a negligência do Estado em relação aos crimes de ódio, sobretudo, no meio digital, o chamado Cyberbullyng. O ódio que as pessoas expressam pela internet ultrapassa os limites, a sensação de empoderamento tornam-as mais agressivas. Esse ódio propaga-se, principalmente, contra as minorias  e visa inferiorizar uma pessoa ou grupo de pessoas baseado em suas características, como sexo, etnia, orientação sexual, religião, entre outras. O que acaba, na maioria das vezes, incitando à violência. Logo, fica claro que a liberdade de expressão precisa ser usada de forma a transformar positivamente a sociedade e não para disseminar pensamentos discriminatórios.


      Portanto, medidas são necessárias para resolver a problemática. Urge que o Ministério da Educação em conjunto com os veículos midiáticos, promovam ações na TV e nas escolas, a fim de deixar claro o limite entre liberdade de expressão e discurso de ódio, para que se tenha uma sociedade mais justa e sem preconceitos. Onde todos são livres para expressar seus pensamentos desde que não infrinja a integridade do próximo. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado