O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Discurso de ódio e liberdade de expressão

Atualmente, nos encontramos em um cenário onde alguns grupos têm usado de sua liberdade de expressão para disseminar discursos de ódio contra grupos sociais menos favorecidos. É notório que, a liberdade para externar suas ideias e pensamentos deve sempre ser mantida e respeitada. Entretanto, não podemos deixar que essa liberdade seja usada de maneira equivocada para propagar ódio e discriminação.
Via de regra, todos nós somos livres e podemos falar o que pensamos, visto que é assegurada por lei essa liberdade e é vedado o seu controle. Todavia, a Carta Magna acrescenta que, deve-se cuidar para que a exteriorização de alguns pensamentos não firam o direito de nenhuma pessoa. Fato é que, todos nós somos iguais perante a lei, independente de cor, crença, classe social e outros diferencias intrínsecos a todos os brasileiros. Sendo assim, não se pode permitir que alguns grupos usem de suas liberdades para reprimir ou menosprezar alguém.
Em alguns países, como por exemplo, os Estados Unidos, discursos de ódio acabam não sendo considerados como crimes, pois a legislação americana assegura, acima de qualquer coisa, a liberdade de expressão. Porém, leis como estas, deveriam ser repensadas, visto que a manifestação de alguns ideais acaba ferindo grupos sociais, sendo eles negros, imigrantes, muçulmanos e outras minorias.
Consequentemente, esses discursos, que manifestam ideias preconceituosas e com tons de ódio, acabam criando uma sociedade com grandes conflitos entre as classes sociais. E é notório que, quando há essa diferenciação entre as classes, cria-se um ambiente hostil e, por muitas vezes, violento dentro da sociedade.
Sendo assim, deve-se tomar muito cuidado para que a manifestação de nossos ideias não acabe se tornando um discurso de ódio e discriminação contra ninguém. A liberdade de expressão deve ser mantida e assegurada por lei, todavia, à medida que essa liberdade ferir alguém ou algum grupo, deve ser repreendida e punida de acordo com a lei, para que não formemos uma sociedade cheia de ódio e preconceito, assim como já houveram algumas durante toda a história da humanidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!