Segundo Platão, ´´o importante não é viver ,mas viver bem``.Para o filósofo, a qualidade de vida é tão significativo que supera o valor da própria existência. De maneira análoga a isso, observa-se que, muitos brasileiros têm seu bem-estar afetado devido ao mito da meritocracia , em razão da herança colonial brasileira baseada em desigualdades sociais. Assim ,hão de ser analisados tais fatores para los mitiga de modo eficaz.
Primeiramente, contatasse que , problemas como disparidade social e preconceito são heranças de um processo de colonização escravista e abusivo .De acordo com o site UOU no ano de 2020 , o Brasil se encontra em oitava posição entre países com maiores índices de desigualdade .Evidenciando que um país com um sistema desigual , está longe de oferecer as chances iguais para todos os cidadãos.
Outrossim ,é notório que o mito da meritocracia é um dos principais empecilhos para uma sociedade igualitária e justa, proposta no artigo 5 da constituição federal de 1988. Segundo Émile Durkheim ,o individuo e construído com bases em suas experiência e aprendizados ate a fase adulta, comprovando que ,para alcançar o tão desejado sucesso,não basta apenas esforço individual, é necessário ter oportunidades.
Portanto, diante dos aspectos conflitantes relativos ao mito da meritocracia, é indiscutível a realização de ações interventivas. Para tanto, cabe ao Governo Federal, principal responsável por manter a ordem pública e a segurança nacional, sancionar leis que garantam maior dignidade as pessoas em situação de baixa renda e realização de campanhas com o intuito de instruir em relação a disparidade social . Para que, assim as pessoas possam buscar a máxima apontada por Platão