O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Direitos Humanos

Direitos Humanos são todos os direitos relacionados à garantia de uma vida digna a todas as pessoas pelo simples fato de ser humana. Esses direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais, estão elencados na Constituição Federal de 1988. Ao contrário do que muitos acreditam, o direito à vida e a dignidade da pessoa humana ainda hoje são despeitados em nosso país.


Dentre os inúmeros motivos, um que leva a pessoa a perder a vida é o preconceito racial. Isso se dá devido às desigualdades sociais. Os negros sofrem discriminação no trabalho, nas ruas, nos colégios e, logicamente, isso influencia negativamente na vida deles. Segundo dados do IPCA, 2017, o percentual de negros assassinados no Brasil é de 132% maior que o de brancos, ou seja, muitos têm a vida interrompida simplesmente pelo fato de serem negros.


Ademais, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é responsável por garantir o mínimo de dignidade para os cidadãos em vários aspectos. Contudo, o que se vê na sociedade é que esses direitos não são respeitados. A população sofre com a deficiência das escolas, dos hospitais e com a falta de emprego. O índice de desemprego no Brasil nunca foi tão alto como hoje, isso faz com que uma camada da população não tenha o mínimo para se sustentar e manter uma vida digna perante a sociedade.


Portanto, para que a população tenha o direito à vida e a dignidade respeitados, é necessário que o Estado invista em setores essenciais como saúde e educação e promova, em parceria com as escolas e com as mídias sociais, campanhas publicitárias sobre os Direitos Humanos, a fim de reduzir as diferenças entre as classes sociais e consequentemente o número de negros mortos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!