O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Direitos Humanos

Um direito de todos

Segundo o Papa Francisco os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades. Tomando isto com norte, fica claro que mesmo sendo garantidos pelo Estado, a violação dos direitos humanos ainda é constante em todo o mundo. Dessa forma, a luta por um maior alcance e cumprimento destas leis ainda se faz extremamente necessária na sociedade.
É preciso inicialmente, atentar-se ao fato de que as leis que envolvem os direitos humanos são leis básicas para a sobrevivência e dignidade humana. A liberdade de expressão, o direto de ir e vir, de trabalho, educação e saúde são alguns exemplos básicos englobados neste assunto. De acordo com isso, uma sociedade onde não há presença dos direitos humanos não pode ser considerada uma sociedade justa e participativa. Segundo Platão e Aristóteles a finalidade da política deve ser fornecer a "vida boa" aos seus cidadãos, entendida como racional, feliz, justa e própria dos homens livres.
Desta forma, o que acontece ao redor do mundo, onde em muitas situações o poder político esta voltado apenas para pequenas parcelas mais favorecidas da população e deixando as menos favorecidas a "mercê da própria sorte" há uma enorme falha no cumprimento das leis dos direitos humanos, nestas das quais as áreas periféricas são abandonadas pelas leis do governos e detêm das próprias leis, onde as palavras "direitos humanas" não se encontram em situação alguma.
Por um lado, esta acontecendo uma demonização dos direitos humanos, nos quais os mais conservadores fazem questão de intitula-los como "direitos dos bandidos" onde a falta de compreensão e conhecimentos para com essas leis esta em falta. O direito a vida e a defesa perante um juri quando se é acusado de inflação a qualquer lei é um direito de todos os cidadãos, onde todos têm o pleno direito de acusação e defesa, sem seletividade.
Urge, portanto, a necessidade de uma maior ampliação no âmbito político para o cumprimento das leis, o Governo, com seu caráter socializante e abrangente deve se fazer cumprir com as leis estabelecidas pelo estado. Ademais, a Escola e a Mídia detêm de caráteres educadores, informadores e formadores de opinião, devem agir na educação da sociedade para o comprimento da lei, deixando claro que os direitos humanos abrangem toda a sociedade e todos sendo humanos são merecedores deles.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!