O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Direitos autorais e plágio na internet

  A Constituição Federal elaborada em 1988 garante a propriedade intelectual a uma pessoa sobre a sua própria criação, assegurando direitos autorais ao indivíduo. Nesse sentido, o considerado crime de plágio viola essas licenças prejudicando o reconhecimento e mérito da criatividade individual. Fica claro, portanto, que essa realidade é de muitos no século XXI e é necessário analisar as causas e consequências da cópia de criações na internet.


     Em primeiro lugar, é importante destacar os motivos mais relevantes que levam a uma pessoa cometer plágio. Segundo Steve Jobs “A tecnologia move o mundo” e torna as informações mais claras e acessíveis, motivando a cópias de ideias de outras pessoas, infringido os direitos autorais estabelecidos. Desse modo, tal facilidade tem potencial de ser uma das causas que levam à pratica do plágio. Além da falta de criatividade e competência; o imediatismo com a necessidade de agilidade e aprovação e a ausência de hábitos de leitura e escrita. Assim, observa-se que a simplicidade proporcionada acarreta em reais motivos da cópia de conteúdos na internet.


     Ademais, vale ressaltar também as consequências geradas pela prática do crime de plágio no meio técnico-científico-informacional. O Youtube é um exemplo de plataforma que não tolera a violação de direitos autorais, ocasionando a exclusão do vídeo publicado. Em vista disso, consequências poderão ser geradas pela cópia da ideia de outros como no site do Google.  Ao analisar a reprovação do conteúdo plagiado e as penalidades jurídicas e criminais, verifica-se que são esses os efeitos do plágio na internet. Logo, nota-se que as consequências de crime de cópias de ideias já existentes, serão evidentes diante a justiça federal.


     Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para garantir direitos autorais ao cidadãos, urge que o Ministério da Justiça dificulte o plágio na internet e estabeleça punições sérias, por meio de projetos de leis entregues à câmara dos deputados, pois é o melhor jeito de alcançar toda a população, tomando as devidas atitudes de punição ao crime. Somente assim, a Constituição Federal de 1988 será respeitada com deveria.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!