O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Direitos autorais e plágio na internet

No meio ambiente, como mecanismo de sobrevivência, animais copiam características e hábitos de outras espécies, conhecido como o fenômeno de mimetismo. De maneira análoga, essa realidade é perceptível no mundo virtual, onde o plágio torna-se uma crescente ameaça em relação aos direitos autorais de produtores de conteúdo. Nesse sentido, a principal causa dessa problemática é a perpetuação de costumes impróprios na internet em decorrência da falta de instrução sobre a reprodução de autoria alheia.


É relevante abordar, primeiramente, que a banalização do plágio, normalizado no meio virtual, é fator determinante para a constância dessa prática. Nessa lógica, semelhante ao filme "tempos Modernos" de Charles Chaplin, os usuários tornam-se automatizados pela ação recorrente do meio, semelhante à uma fábrica de montagem. Essa padronização comportamental, retratada no longa-metragem, perpetua o hábito para novos usuários, transparecendo a pirataria como inerente à “cultura cibernética”.


Paralelo a isso, vale também ressaltar que a desinformação dos frequentadores virtuais permeia o uso ilegal de autoria. Esse desconhecimento é diretamente ligado ao fato da internet ser um ambiente relativamente recente, visto que foi advinda da Terceira Revolução Industrial, em meados do século XX. Essa rede tecnológica, apesar ter sido gradativamente introduzida, não possuiu a devida atenção no que tange à inserção de novos visitantes.


Portanto, o debate acerca da manutenção dos direitos autorais na internet é imprescindível para assegurar seus autores. Logo, é imperativo que o Ministério da Educação ilustre estudantes do ensino básico, por meio de aulas referentes às normas de publicação, para alertar precocimente sobre a prática ilegal de plágio. Além disso, urge que as redes sociais conscientizem seus usuários, por meio de anúncios informativos em seus domínios, ampliando o combate. Feito isso, a cópia será exclusiva da sobrevivência selvagem.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!