O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Dessalinização da água

    O filósofo jean-Paul Sartre dissertou acerca do comportamento coletivo, evidenciando sobre o caminho para o real progresso de uma nação, a fim de alcançar o bem-estar social. Análogo a isso, nota-se, no mundo hodierno, uma crescente preocupação quanto ao acesso a recursos hídricos, devido a fatores como aumento da população, destacando a dessalinização como principal solução. Dessa forma, deve-se pautar, na contemporaneidade, os desdobramentos dessa problemática e as consequências dessa faceta caótica.


     Em primeiro lugar, é importante discutir as razões que possibilitaram esse aumento das discussões. Nesse sentido, nos últimos 150 anos, a população mundial aumentou cerca de 600%, segundo a wikipédia, o que causou a necessidade de encontrar novas fontes de água e de alimentos, por meio da agricultura irrigada. Paralelamente, o crescimento desordenado das cidades e a industrialização causaram a poluição de inúmeros rios, segundo a organização Greenpeace, o que dificultou, ainda mais, o processo de buscas por novas fontes. Por conseguinte, a dessalinização surgiu como alternativa para lidar com esses problemas, sendo adotado por Israel, onde a maior parte da água consumida é obtida por esse método, segundo o jornal Haaretz.


    Ademais, é válido debater as consequências de uma adoção dessa prática. Nessa perspectiva, o resultado imediato seria o fim desse tipo de discussão, possibilitando que o governo focasse esforços em outros problemas, como a questão ambiental, aumentando a qualidade de vida da população. Dessa maneira, outros problemas também seriam resolvidos pois, com o fim do consumo de água não tratada, inúmeros problemas de saúde teriam suas taxas retraídas, causando um alívio ao sistema de saúde. Outrossim, é vultoso salientar a importância da dessalinização na solução de problemas decorrentes do uso de recursos hídricos.


   Portanto, torna-se clara a importância da adoção de medidas para mitigar essa problemática. Para isso, urge que o Governo Federal, junto com o Poder Legislativo e especialistas, crie um projeto para importar tecnologia israelense de usinas de dessalinização, essas podem ser instaladas no litoral dos estados da região nordeste, mais afetada pelo problema da seca, e utilizado na produção agrícola e consumo humano. Sendo assim, isso pode ser aprovado por meio de um projeto de licitação e tem a finalidade de aumentar o bem-estar social, o que vai ao encontro da teoria do filósofo francês.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!