O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Dessalinização da água

É notório que, o mundo pós revolução industrial não foi mais o mesmo. Esse período histórico deixou marcas profundas que estão presentes no nosso cotidiano, e por intermédio delas o mundo caminha para evolução. E a dessalinização da água é um exemplo do avanço técnico-científico vivenciado por essa atual conjuntura. Porém, algo que deve ser pensado e discutido bastante, para não ser somente mais uma utopia inventada pelo homem. Nesse sentido, cabe analisar os principais fatores para solucionar o impasse.


Em primeira análise, o século XXI trouxe consigo as inovações tecnológicas. Apesar de estarmos na segunda década apenas, nos países desenvolvidos como, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, já vigora carros que andam sozinhos, smartphone com tecnologia de computadores super potentes, e o desenvolvimento de pesquisas que buscam a cura do câncer. E a dessalinização da água entra nesse rol de inovações tecnológicas. O que demonstra a busca e preocupação incessante do ser humano em relação ao problema da água, recurso essencial para continuidade da vida.


Em segunda análise, apesar de ser um método revolucionário e algo que ajudará a todos, apenas alguns países que possuem recurso financeiro para investir. E esse custo é alto, o que monopoliza e restringe essa tecnologia. Outro ponto a ser discutido é a questão ambiental. A ação antropológica sempre deixa marcas irreparáveis ao ambiente, e mexer com a vida marinha pode afetar comunidades pesqueiras que tem como renda única e exclusivamente essa atividade.


Dessa forma, cabe a Organização das Nações Unidas (ONU) juntamente com os Estados intermediar meios e acordos para a adesão do sistema dessalinização. Essa adesão seria por meio de reduções em taxas alfandegárias, por exemplo. Também, fomentar pesquisas em universidades como, Havard, Universidade Federal da Bahia e Stanford, com intuito do posterior abaixo de custo dessa tecnologia. Assim, haverá uma futura democratização e benefícios de todos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!