O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Dessalinização da água

     Como proferiu o primeiro filósofo do Ocidente, ‘’ o mundo evoluiu da água por processos naturais’’ , sob tal ponto de vista, para Tales de Mileto a água era o elemento essencial que originava todas as coisas. Dessa maneira,  em concordância com o filósofo, hodiernamente  a água continua como um dos elementos cruciais para a vida humana. Neste sentido, é sabido que a embora 70 por cento da superfície da terra  seja coberto por água, a porcentagem de água doce é limitada, sendo assim a dessalinização fez-se um dos meios para minimizar crises hídricas . Entretanto, há fatores que não podem ser negligenciados, como os desafios do processo de dessalinização e as consequências disso no brasil.


   Em primeira análise, é necessário frisar o alto custo da dessalinização da água, em vista disso, a esse processo concentra-se apenas nos países desenvolvidos, dado que, é necessário altos recursos financeiros e tecnológicos para sua execução. Dessa forma, países subdesenvolvido e com pouco acesso a água doce  convivem com a crise hídrica, por ausência de meios tecnológicos e monetários.  Desse modo, a inexistência de projetos e apoio aos países de baixa renda contribuiu com a limitação e alto custeamento da dessalinização .


   Ademais, é válido ressaltar que países como o Brasil, de acordo com os site (UOL) detém cerca de 12 por cento de água doce do mundo. Logo, a carência de água potável  no Brasil, ocorre com maior impacto no sertão brasileiro, levando a dessalinização  ser um dos meios de  reduzir as consequências sociais. No entanto, apesar de o Brasil dispor de companhias de dessalinização ainda há carência de recursos tecnológicos e na distribuição da água para a população.


   Portanto,  medidas são necessárias para acabar com esse impasse do alto custeamento da dessalinização. O Ministério do Meio Ambiente, como autoridade nesse âmbito deve por meio de novas leis,  criar projeto que financie empresas tecnológicas para a criação e aprimoramento de novas companhias de dessalinização brasileiras, com o intuito de  ampliar os meios de obtenção de água potável no Brasil e disponibilizar água para a população.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!