O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Dessalinização da água

A transformação da água salgada em doce é um dos grandes desafios da humanidade, principalmente ao observar regiões como o Sertão brasileiro pois, devido aos longos períodos de seca prejudica o plantio de subsistência de agricultores que lá vivem. Dessa forma, a dessanilização d'água nesses lugares é crucial para a sobrevivência dos residentes nordestinos, em virtude da falta d'água nesses lugares, contudo, o elevado valor de custo por litro é um fato que promove a manuntenção dessa mazela.


A primeira vista, depreende-se que essa área da Caatinga já conta com um projeto inacabado de Infraestrutura para ajudar a região, que é o desvio do rio são francisco. Entretanto, ele nunca chegou a se concretizar devido a má gestão do governo de superfaturar a obra. Dessa maneira, retirar água salgada proveniente de poços artesianos e transforma-la em doce por processos de retirada de sal é ambientalmente melhor do que desviar um curso de um rio, podendo assim, ocasionar erosões marginais e sedimentação do leito.


Todavia, devido ao desleixo do Estado brasileiro essa tecnologia continua sendo cara, o que poderia ser diferente se houvesse pesquisas na área. Desse jeito, pode ser visto na Arábia Saudita, que por meio do desenvolvimento da dessanilização, ela consegue realizar seu plantio em meio ao deserto. Bem como nos Emirados Árabes, que mantém obras e cidades como Dubai em regiões desertificadas apenas com abastecimento de águas dessanilizadas do Golfo Pérsico. Diante disso, necessita-se que o Brasil entre nesse ramo, visto que, em seu território, o Sertão nordestino sofre com crises hídricas.


Isso posto, o governo brasileiro deve-se engajar no que tange o assunto. Assim, o legislativo deve criar uma lei que delibere fundos para criação de protótipos dessalinizadores de água, que será feita por meio de feiras de tecnologia sendo promovida por universidades de engenharia do nordeste, tendo em vista o foco na máquina que tiver melhor eficiência de custo, ou seja, gerando o menor valor em reais por litro d'água dessanilizada. Dessarte, a região nordestina terá formas de amenizar os danos da seca.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!