O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Dessalinização da água

No livro "Vidas Secas", do escritor Graciliano Ramos, é retratado a migração do nordestino Fabiano e de sua família, incluindo a cadela Baleia , do Sertão devido à intensa seca da região. Como a arte imita a realidade, a escassez hídrica no Brasil é uma questão hodierna que necessita ser precavida , antes que seja totalizada. Isso deve-se ,não somente pelos desgastes exorbitantes-como na pecuária-desse recurso limitável , mas também por influências governamentais que agravam a conjuntura gradativamente. Esses fatores tornam a dessalinização da água uma solução plausível ao impasse.

Vale ressaltar, a princípio, que entre as causas que fazem com que seja preciso medidas alternativas de água potável estão a maneira como esta é utilizada. Segundo o documentário "Cowspiracy",da Netflix, a pecuária extensiva relaciona-se aos danos ambientais, principalmente, no que se refere ao desgaste aquático e a poluição marinha. Sabendo disso, tendo em vista que apenas dois décimos do total da água do planeta é própria para o consumo humano, considerando também uma população de cerca de 7 bilhões de pessoas , é imprescindível meios que garantam o abastecimento hídrico para essa e as próximas gerações, um destes é a dessalinização das águas oceânicas. Contudo, esse processo detêm de um alto custo financeiro e tecnologia específica com profissionais adequados para realizá-lo. Dessa forma, paralelo a ação do Estado, cabe também a sociedade evitar a escassez da água , com a diminuição do consumo desnecessário, o policiamento das regulamentações fabris , a diminuição do consumismo e a redução do avanço da pecuária , uma vez que esta utiliza 65 % da água doce, de acordo com dados retirados de "Coswpiracy’’.

Dando continuidade a discussão relacionada à dessalinização marinha, é notável que os lençoís freáticos e as águas dos rios não são infindáveis e é arriscado que em aproximadamente 100 anos as reservas de água doce tenham se esgotado, como relatado no documentário "Cowspiracy". Mesmo com a gravidade da situação , o fraco interesse dessa temática no Congresso Nacional é a prova do descaso político brasileiro para com as questões ambientais o que muito dificulta na realização de novos projetos. Além disso , os altos devios monetários das verbas públicas impossibilitam a concretização dessa técnica. Logo, conforme dito por um provérbio indígena " Só após da última árvore da árvore derrubada e do último peixe morto, o homem irá perceber que dinheiro não se come". Urge, então, providências quanto a esse cenário .

Atesta-se , portanto, que a escassez hídrica é uma conjuntura que precisa ser modificada via dessalinização. Isso posto, o Poder Legislativo deve aprovar uma Emenda Constitucional que proponha maior fiscalização de verbas , as quais devam direcionar-se para a transformação da água salgada em potável, como alternativa para assegurar o futuro dos seres vivos. Isso deve ser realizado por meio de conferências no Congresso, com a participação de juristas , engenheiros e ambientalistas , com o intuito de evitar a ausência de água e fazer que a triste realidade da obra de Graciliano Ramos não seja reflexo da sociedade brasileira contemporânea

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!