O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Dessalinização da água

Brasil: país rico em recursos aquáticos começa a sofrer com a falta de agua potável. Em primeiro lugar deve-se acusar a falta de medidas de consumo consciente como principal fator agravante da crise hídrica, fazendo com que pesquisadores sejam obrigados a tentar métodos alternativos para obtenção desse recurso. Assim, deve-se avaliar a dessalinização da agua do mar como perspectiva futura para esta mazela social.


Ao analisar a dessalinização do planeta é evidente que o problema está na quantidade de água doce e potável (apenas 0,92%) e na forma como esta sendo utilizada. Embora fundamental para existência humana, este recurso é utilizado de forma desenfreada, sem projetos de uso sustentável ou de reutilização. Como consequência disso, países são obrigados a investir em caros processos de dessalinização para contornar a crise hídrica. Ilustra tal fato lugares como a Austrália e Israel que a mais de uma década utilizam a água salgada para abastecer parte do país.


Entretanto, ao evidenciar a dessalinização como solução do futuro deve-se alertar também ara o alto custo dessa tecnologia. É necessário levar em consideração não só a instalação de usinas e o preço do litro, mas também a atual poluição marinha e a forma como a utilização desse meio pode afetar o ambiente e a vida aquática. Sob o mesmo ponto de vista, a segurança que a imensidão de água salgada traz para o futuro deveria ser alvo de investimento em vários países, porém, o alto preço torna inviável a instalação em muitas regiões.


É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a dessalinização de agua como um futuro próximo para o país. Dessa forma o Governo deve, mediante a ampliação da atuação dos órgãos competentes, assegurar o aumento no investimento a pesquisas que tem como objetivo baratear o processo de purificação da água. Assim, diversas universidades e instituições teriam condições para buscar a melhor forma de relacionar custo-benefício e sustentabilidade para realizar o processo. Por fim, é dever de toda sociedade tomar medidas mais conscientes no que diz respeito ao uso e reutilização da água. Assim, projetos poderão ampliar o tempo de estudo e a população teria a possibilidade de usufruir de recurso até que for possível.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!