O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Dessalinização da água

Na ficção Interestelar, retrata-se uma realidade onde o planeta Terra extinguiu todos os seus recursos, principalmente os hídricos, e houve a necessidade de explorar outros planetas na procura de um lugar habitável para os humanos. Na realidade, a crise hídrica aproxima o mundo real com o mundo ficcional de Interestelar, onde a água potável está se extinguindo e alternativas estão sendo procuradas para contê-la. Dessa maneira, a pequena quantidade de água disposta para o consumo humano e o desperdício de recursos hídricos em indústrias e na agricultura contribuem para a necessidade da dessalinização da água.


Primeiramente, projeções indicam que a água potável do planeta está acabando. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), até o ano de 2030, a Terra terá um déficit de água de 40%, o que indica a urgência da conservação da água restante e a procura de novos métodos de purificação de água. Assim sendo, a dessalinização de recursos hídricos é uma boa alternativa a curto prazo para que não ocorra uma crise hídrica.


Ademais, a falta de estratégias para o reaproveitamento da água utilizada em indústrias e na agricultura ajudam no desperdício de recursos hídricos. De acordo com dados da ONU, cerca de 70% da água própria para consumo é destinada para a agricultura, 20% para as indústrias e apenas 10% para o uso doméstico. Dessa forma, se toda essa água fosse reutilizada, o estoque de água do planeta duraria muito mais.


Em síntese, a dessalinização da água é uma alternativa para combater uma futura crise hídrica. É indubitável que o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações invistam em técnicas e métodos para a dessalinização de recursos hídricos, a fim de garantir aos brasileiros água potável no futuro. Faz-se necessário, também, que o Governo Federal dê as empresas e agricultores que usem água de reuso ou que dessalinizem a água que utilizarão em seu processo produtivo incentivos fiscais, objetivando a erradicação do desperdício de água que eles realizam. Somente assim, o futuro do planeta se encontrará distante do retratado em Interestelar.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!