O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Dessalinização da água

A dessalinização da água é um processo físico-químico que consiste em retirar o excesso de sais minerais, micro-organismos e outras impurezas da água salgada. Esse processo tem se tornado comum em algumas partes do mundo, como em Israel, onde não há grandes mananciais que atendam a população. Hodiernamente, no Brasil, a dessalinização é vista como uma saída para que não aconteça grande exploração das minas de água. No entanto, essa técnica gera dois problemas para o país: grande demanda energética e o descarte irregular dos rejeitos desse procedimento.



Em primeira análise, é notório que a maior parte da produção de energia do Brasil é das usinas hidrelétricas. Mas, recentemente, essa energia está sendo afetada pela sazonalidade, tendo em vista que, as usinas dependem das cheias dos rios para produzir energia. Partindo desse axioma, a dessalinização da água é um potencial agente para um maior enfraquecimento da economia brasileira, visto que o país sofre com a alta demanda de energia, devido o aumento da população, e por não possuir grandes investimentos em energias renováveis e mais baratas, como a solar e eólica.



Ademais, é necessário salientar o grande prejuízo ambiental que o processo de dessalinização gera ao ambiente. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) para cada litro de água potável produzida, 1,5 litro de líquidos com cobre e cloro é gerado. Esses líquidos contaminados são descartados em rios, oceanos e zonas de solo úmido, gerando prejuízos à vida marinha e terrestre. No Brasil, esses descartes indevidos podem levar, a curto e médio prazo, danos irreparáveis para a vida animal e vegetal nativa do país, além de ocasionar a infertilidade dos solos.



Infere-se, portanto, que medidas são imprescindíveis para combater o impasse, garantindo a consolidação de políticas que busquem um mundo melhor. É mister, que o Governo Federal promova projetos que busquem reduzir os danos causados pela dessalinização, por meio de investimentos em programas de incentivo à energias renováveis, a fim de reduzir a dependência e o custo econômico das usinas hidrelétricas. Além disso, é necessária a criação de organizações que proporcionem uma maior fiscalização do descarte dos rejeitos e disponibilizem áreas que aceitem esses rejeitos sem danos à vida vegetal ou animal.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!