O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Dessalinização da água


O Brasil é um dos países com maiores reservas de água doce do mundo, segundo dados divulgados pelo IBGE. Porém, essa prosperidade hídrica não é homogênea em todo território e nos últimos tempos tem se tornado cada vez mais rara, levando muitas regiões do país a viverem uma crise hídrica. Diante desse cenário, graças a tecnologia foi implementado o processo de dessalinização da água que denuncia a total dependência que o homem moderno possui em relação a esse líquido e busca solucionar o problema hídrico de muitas regiões não só do Brasil, mas também de outras regiões do globo, como por exemplo o continente Africano.


Em primeiro plano, pode se dizer que a água é um componente universal uma vez que ela está presente direta ou indiretamente em todos as nossas atividades diárias, sua participação vai desde o uso propriamente dito até a fabricação de roupas, alimentos e muitos outros. Ou seja, a sociedade e a hidráulica coexiste. Nesse sentido, o filósofo pré-socrático Tales de Mileto concluiu que a água é o princípio de todas as coisas e a vida humana e, por conseguinte, a sociedade está fadada ao fracasso. Portanto, nesse sentido, o processo de dessalinização pode ser entendido como um método encontrado pelos homens contemporâneos de se evitar uma crise social e humanitária, contudo esse mecanismo ainda deixa dúvidas com relação a sua disponibilidade a acessibilidade.


Outrossim, sob uma ótica econômica global, o mundo é dividido em países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes, não é novidade que os dois últimos são países que além de índices baixos de IDH, apresentam regiões que passam por uma crise hídrica mas que devido a problemas políticos e econômicos impedem que esse problema seja solucionado ou amenizado, como é o caso de vários países do continente africano, asiático e claro muitas regiões do Nordeste brasileiro. Desse modo, mesmo que o processo de dessalinização da água seja um grande avanço para a sociedade moderna, o fato de ser monopolizado pelos países desenvolvidos e seus agregados, acaba inviabilizado a causa e nos leva a questionar: Para que serve esse processo se não para gerar lucros a uns países em cima da tragédia de outros?


Em suma, mesmo que tenham gerado impactos positivos o processo de dessalinização da água, por ser um processo de alto custo, ainda não é acessado por muitas regiões que enfrentam uma crise hídrica. Por isso, cabe as empresas que desenvolveram esse processo, elaborarem estratégias que facilitem a aquisição desse tecnologia, por meio de financiamentos ou negociações, para que assim até mesmo os países ‘’ mais pobres ‘’ possam realizar esse procedimento e solucionar o problema hídrico em sua sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!