O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desperdício de alimentos no Brasil

O filme "O Menino que Descobriu o Vento" retrata a história de William, um jovem africano que desenvolve turbinas eólicas capazes de irrigar as plantações e livrar sua aldeia da fome, causada pela negligência do governo e concentração do alimento nas mãos de poucos. Paralelamente, a ineficiência das autoridades no combate às desigualdades sociais e o déficit da educação na construção da coletividade fazem com que o cenário de miséria retratado no filme se reproduza no Brasil hodierno em consequência do desperdício de alimentos.



Em primeiro plano, Thomas Malthus - criador da demografia - afirmava que a desproporcionalidade entre crescimento populacional e produção de alimentos espalharia a fome pelo mundo - teoria que foi superada pelo surgimento dos transgênicos e de novas técnicas de cultivo. No entanto, a incompetência do sistema educacional do país na formação de indivíduos altruístas e sustentáveis corrobora com a concretização da fome proposta por Malthus, ainda que as milhões de toneladas de alimento desperdiçadas anualmente fossem suficientes para cessar a problemática da fome no país.



Além disso, na obra "Ensaio Sobre a Cegueira", o escritor português José Saramago retrata a imoralidade do homem moderno através de uma epidemia de cegueira que instala  o caos na sociedade. Do mesmo modo, é visível que o problema do desperdício de alimentos no Brasil é decorrente da cegueira moral das autoridades no país, que não adotam medidas de combate ao desperdício durante toda a cadeia produtiva. Dessa forma, produtores, população e empresas permanecem desinformados e sem motivação para a tomada de ações que otimizem a utilização dos alimentos.



Dado o exposto, torna-se urgente a realização de uma parceria entre empresas do setor alimentício e Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, com o objetivo de combater o desperdício de alimentos e promover a conscientização. Tal finalidade seria alcançada através da implantação de incentivos fiscais para empresas que comprovassem a redução do desperdício de alimentos e realizassem campanhas educativas sobre o tema com seus parceiros, clientes e colaboradores. Assim, a cegueira moral das autoridades seria substituída pela efetividade de medidas que solucionem o problema em todos os seus aspectos, de forma a superar a retrógrada Teoria Malthusiana e impedir que a fome retratada em "O Menino que Descobriu o Vento" assole o Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!