O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desperdício de alimentos no Brasil

No filme Jogos Vorazes é retratado a exploração da Capital – que goza da abundância de comida, desperdiçando-a – sobre os distritos onde os mais pobres enfrentam a fome e a miséria. Não distante da realidade, a ficção explora uma problemática que também é vivida no Brasil, o desperdício de alimento. Como consequência de tal conjuntura, a fome e os impactos econômicos gerados pela mesma são evidentes na vida de muitos brasileiros.


A princípio, cabe analisar a situação antagônica do Brasil. O país é um dos que mais desperdiçam comida no mundo – 10º lugar no ranking de acordo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) – e enfrenta o desafio do combate à fome. A justifica para a manutenção de tal empecilho em um território apto e destaque na agropecuária reside na irregular distribuição do produto. Dessa forma, a disparidade na concentração alimentícia corrobora para o aumento do desperdício de comida em consonância a permanência da fome em âmbito nacional.


Cabe mencionar, em segundo plano, os malefícios do desperdício de alimento à economia brasileira. De acordo dados da Associação Brasileira de Supermercado (Abras), foram perdidos em faturamento cerca de 7,11 milhões de reais em alimentos descartados por supermercados em 2016. Evidencia-se assim, a alarmante situação do Brasil – que perde 30% de tudo que produz segundo a FAO – abstraindo um lucro insigne. Logo, tal problemática acaba por ser, também, um entrave para a economia do país.


Em virtude dos fatos mencionados, é nítida a necessidade de mitigar o desperdício de alimento no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania regular a distribuição alimentícia através da fiscalização desde a produção até o comercio do produto no intuito de garantir o acesso de forma igualitária a comida no país. Ademais, é fundamental que cada indivíduo faça sua parte através do consumo consciente sem exagero com o objetivo de minimizar a perda de comida no âmbito familiar e por consequência poupar gastos. Só assim, a tribulação será superada.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!