ENTRAR NA PLATAFORMA
Desperdício de alimentos no Brasil

   Na pré-história a procura de alimentos era uma tarefa árdua, a captura de animais nem sempre era bem sucedida e para aumentar o sucesso na caçada, fazia-se uma espécie de ritual, em que a imagem do animal era pintada representando-o morto em batalha, acreditando que assim o animal real seria abatido. Se nos tempos antigos a preocupação era com a escassez, na atualidade o problema é o excesso, que acaba gerando um desperdício cada vez maior de comida. Sob esse aspecto, convém avaliarmos as principais causas dessa problemática para o Brasil.

   As prateleiras dos supermercados trazem diversas marcas, e com elas, muitas possibilidades. Os estímulos visuais provocados pelas embalagens dos produtos despertam a quem compra não uma motivação racional, mas sim um estímulo meramento consumista, no qual o consumidor sem perceber leva pra casa uma refeição desproporcional as suas necessidades dietéticas e que provavelmente irão para o lixo. Nesse sentido, a abundância de comida faz com  que a noção de desperdício seja esquecida.

   A biologia nos mostra que a transição de energia pela cadeia alimentar é feita sempre com a diminuição de energia, ou seja, a quantidade de energia recebida pelos decompositores vai ser sempre menor da produzida pelos vegetais. Podemos perceber um fenômeno semelhante na produção agrícola, vários alimentos são desperdiçados ao longo do caminho, seja na colheita, no transporte ou na venda.

   Sendo assim, para que haja uma real redução no descarte inapropriado de alimentos no Brasil, os administradores públicos devem provomer a conscientização da população nas escolas e locais públicos através de palestras e eventos, mostrando como o espírito consumista faz com que a noção de desperdício seja ignorada e evidenciando à sociedade o fato de que os recursos naturais são escassos e devem ser preservados. Somado a isso, os canais de TV devem, por meio da produção de noticiários e documentários, revelar ao público em geral como a indústria alimentícia trata de maneira irresponsável os recursos naturais, a fim de estimular o consumidor a denunciar esse tipo de prática e de punir essas irregularidades provomendo uma diminuição cada vez maior o desperdício de comida que tanto assola nossa população. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde