ENTRAR NA PLATAFORMA
Desperdício de alimentos no Brasil

Consoante ao poeta Cazuza, “ Eu vejo o futuro repetir o passado. “ O desperdício de alimentos no Brasil não é um problema atual. Desde a Revolução Industrial essa vicissitude é uma realidade. De mesmo modo, na contemporaneidade, as dificuldades persistem, seja por uma educação deficitária ou por falta de uma conscientização consumista. 


A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Horiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no desperdício de alimentos, não só no brasil, mas em toda a América Latina. Segundo Nelson Mandela, “ A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.” Diante do exposto, a falta de educação  alimentícia na hora de consumir os alimentos, faz com que esse problema se agrave por longos períodos, uma vez que, ao consumirem mais comidas de fast-food acabam deixando de consumir seus vegetais e legumes, comprados em mercados especializados nessa venda.


Faz-se mister ainda salientar que o consumismo exagerado leva ao desperdício de alimentos, de forma que a sociedade consumista leva para casa mais alimentos do que o necessário para consumo. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “ modernidade líquida” vivida no século XXI. Diante de tal contexto, acabam jogando mais alimentos no lixo do que os consumindo, assim, impulsionam o desperdício alimentício, fazendo aumentar o número de casos dessa problemática.


Infere-se  portanto, a necessidade do governo, em parceria com o MEC(Ministério da educação), financie projetos educacionais de reeducação consumista  nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos ainda na educação infantil para conscientiza-los do consumo adequado de alimentos. Nesse sentido, o intuito de tal medida, deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e, erradicação do desperdício alimentar. Ação que iniciada no presente, é capaz de concientizar e modificar a sociedade brasileira. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde