O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desmilitarização da Polícia Militar

No ano de 1992 o Brasil foi cenário de um dos massacres mais sangrentos na história penitenciaria mundial. Conhecido como Massacre do Carandiru, um conflito entre a Policia Militar e presidiários da Casa de Detenção de São Paulo acarretou em 111 mortes. Mais de uma década se passou e ainda há relatos de abusos feitos pela Policia Militar brasileira tendo como resultado a proposta de desmilitarização. Mediante a tanta brutalidade que assombra o dia a dia dos brasileiros essa proposta aparenta ser a solução, bom, na teoria.
A desmilitarização consiste em tornar Policia Militar e Civil um único grupo tendo como total formação Civil. O problema surge quando é questionado a eficácia desse Emenda Constitucional no quesito existir uma guerra ou conflito, afinal a policia Civil é treinada para resolver casos mais objetivos e não tão amplos e complexos. Além disso, retirar o poder Militar dos policiais é por em risco a ordem do país, um exemplo disso é o ocorrido no Espirito Santo, com a paralização da polícia o caos se instituiu.
Entretanto, os casos de abusos que vem sucedendo em todo território brasileiro é algo que não deve ser esquecido, afinal são casos e mais casos aonde o profissional que deveria ser exemplo, proteger e impor a lei acaba se desvirtuando, indo contra os direitos humanos além de propagar a desordem. Além disso o fato de não haver uma punição severa com esses falsos Policiais acaba acarretando na revolta da população que em sua maioria acaba se esquecendo que esse crime é realizado por uma pequena parcela e que há trabalhadores honestos que diariamente lutam contra a desordem.
Levando-se em conta tudo o que foi discutido, a desmilitarização como é proposta não acarretara em nenhum benefício para o pais. É necessário em primeiro instante a punição para esses Policiais corruptos, o Ministério da Justiça deve entrar com um imediato processo de afastar e julgamento para todo e qualquer crime como dita a Constituição Brasileira. Além disso, há a necessidade de existir critérios mais regidos para quem deseja adentrar para a Policia Militar, isto é, deve ser levado em conta de forma regida a situação psicológica e moral do profissional alistado. Como diria Paulo Freira, "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. ?, deve haver um investimento pelo Ministério da Educação de aulas e palestras que visem a educação moral de cada brasileiro, afinal, se não há crime, não há atuação policial.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!