O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desmilitarização da Polícia Militar

O termo desmilitarização, presente na atual proposta de emenda constitucional, carrega a ilusão de que através dessas mudanças a questão da violência no país seja apaziguada. É verdade que tal termo pode conduzir a canção ?Imagine?, do cantor e ativista político britânico, John Lennon, que traz a visão de um mundo sem armas e guerras, onde reina a paz e harmonia. Contudo, diante da realidade brasileira essa visão caí por terra. Falar de desmilitarização da polícia militar em um país que lidera a lista mundial de homicídios é pura utopia.
Tornou-se frequente os debates sobre a desmilitarização da PM brasileira. Entre os defensores os argumentos são diversos e, de fato, grande parte é de relevância. Os dados transmitidos em jornais, revistas e televisão comprovam o quanto as forças militares têm se tornado repressivas e violentas. Porém, essa proposta de solução é incoerente. O Brasil vive em constante ?estado de guerra?, e nenhuma guerra se ganha desmilitarizado.
Desmilitarizar a PM não traria a solução para as questões de violência mais urgentes, pelo contrário, agravaria. O Brasil está entre os líderes mundiais de homicídios e tráfico de drogas, entretanto, grande parcela da população preocupa-se em demonizar a instituição da polícia e tentam deslegitimar a sua atuação. Sabe-se que o sistema militar do país falha em exercer as suas funções, contudo, as mudanças devem caminhar em sentido oposto ao da desmilitarização.
Fica claro, portanto, que a desmilitarização da polícia militar não é o melhor meio para os problemas presentes. Medidas eficazes devem ser tomadas como: treinamentos intensivos e regulares que trabalhem todos os aspectos da profissão, inclusive, psicológicos; o Estado deverá investir em recursos que garantam salários dignos e que permitam estabilidade de vida. Além disso, o Estado deverá aplicar medidas de controle, correção e supervisão contra os policiais corruptos e violentos. Por fim, através das mídias a imagem manchada da polícia deve ser desconstruída através de campanhas publicitárias conscientizadoras. Talvez, com medidas assim, caminhemos rumo ao mundo idealizado na canção ?Imagine?, de forma legitima.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!