O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desmilitarização da Polícia Militar

A polícia e suas subdivisões tem como intuito a manutenção da ordem social e cumprimento da lei. As subcategorias Civil e Militar, todavia, possuem peculiaridades que as distinguem dentro do campo de atuação: a primeira atua na parte investigativa e a segunda possui um caráter ostensivo voltado para a prevenção de delitos.
Considerando as respectivas funções é plausível que a PM esteja mais sujeita a questionamentos, pois é ela quem atua mais ativamente na sociedade, através das rondas, abordagens e prisões, por isso cada vez mais há divulgação de notícias ou vídeos na internet que contestam algumas ações dos profissionais e reacendem o debate sobre a desmilitarização.
Grande parte dessas situações possuem em comum uma possível conduta inadequada, onde é alegado excesso de violência por parte do policial. Tais ocorrências provém de um treinamento ineficiente, tornando os despreparados para atuar em ocorrências corriqueiras como uma abordagem, por exemplo.
Com a finalidade de diminuição de casos como esse, é preciso que o Comandante de cada Centro de Treinamento estipule através das aulas práticas o reforço das atitudes ideais para cada tipo de ocorrência, fazendo com que o indivíduo vá para as ruas apto a executar suas funções da melhor forma possível. Além disso torna-se necessário que o responsável por comandar cada operação esteja atento a possíveis desvios de comportamento a fim de que possíveis desalinhamentos pontuais sejam corrigidos a tempo antes de se agravarem.
Depreende-se portanto, que é preciso fortalecer a ideia de que a PM existe para fazer cumprir a lei, mas que as práticas com essa finalidade devem estar alinhadas com o respeito a sociedade, colaborando com construção de um país justo para todos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!