O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desinformação na Era da Informação

É de geral conhecimento que vivemos na chamada "era da informação", onde novos e diferentes meios de comunicação passaram a ser difundidos em quase todos os países do mundo, porém toda essa facilidade gerou um enorme problema, possibilitando que qualquer pessoa pudesse publicar diversas notícias falsas e gerar desinformação a população.
Percebemos que cada vez mais temos essas informações falsas sendo utilizadas como instrumento de manipulação política e ideológica a fim de interesses políticos, econômicos e sociais. Isso ainda se corrobora quando pessoas compartilham essas notícias falsas para argumentar em defesa a suas crenças pessoais, levando para rede informações falsas e ainda doutrinando pessoas a partir de argumentos falsos.
Além disso, percebemos que a comunicação sempre foi um importante instrumento de doutrinação ideológica na sociedade. Em tempos de ditadura e nos principais regimes ditatoriais houveram censura e forte controle da informação, esta sempre teve papel fundamental na sociedade. O comprometimento com a veracidade das informações pela imprensa nem sempre foi a prioridade, mas na era atual se tornou o fator menos importante, querem sempre fazer um forte sensacionalismo para ganhar notoriedade e audiência utilizando boatos como verdades incontestáveis.
A melhor forma de se resolver o problema é investindo em projetos filantrópicos ou ações governamentais a fim de educar pessoas a buscarem informações em lugares confiáveis, fazendo com que elas tenham cada vez mais senso crítico para julgar uma informação e não apenas se baseando apenas no que todo mundo diz que esta certo, que nem sempre está. Além ações governamentais e dos principais centros a comunicação para promover restrição de sites e blogs não confiáveis.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!