O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desinformação na Era da Informação

Uma pesquisa realizada pela agência Advice Comunicação Corporativa, por meio do aplicativo BonusQuest, em novembro de 2016, afirmou que 78% dos brasileiros se informam pelas redes sociais, mostrando que com esse alto índice de tecnologia nós estamos na era da informação, mas com isso se vem a desinformação, que é causada pelo espalhamento de notícias falsas, onde elas se espalham rapidamente por serem chamativas.
Essas notícias falsas são postadas principalmente em redes sociais por possuírem um alto índice de usuários, e são de sites não confiáveis, mas que possuem uma manchete apelativa e surpreendente, onde a maior parte das pessoas não checam a fonte e leiam a notícia e acabam repassando em suas redes sociais.
Os compartilhamentos de notícias falsas não existem por agora, mas estão com uma proporção maior na internet, por se espalharem mais rapidamente. Onde pode acabar saindo do controle, como já foram publicadas mortes de famosos, segredos do governo, fotos falsas, entre outros.
Já existem alguns recursos para diminuir o número de notícias falsas, como o dispositivo do Google, Fact Check que se consiste na marcação de notícias como falsas e verdadeiras, onde se tem parcerias em todo o mundo para se ter o aumento desse projeto.
Algumas dicas para os leitores descobrirem se é uma notícia falsa ou não é a checagem da a notícia em outros sites, e principalmente em sites conhecidos pela mídia como o G1 e a Folha de São Paulo. E tomar cuidado com manchetes que chamam a atenção com algo surpreendente, pois na maior parte das vezes a manchete é algo falso, mas é feita para chamar a atenção do leitor para ele se interessar e ler a notícia.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!