O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desinformação na Era da Informação

Mentira elaborada
O mundo vive atualmente a era da informação, que são disseminadas de forma prática notícias e opiniões diversas. Porém, na mesma proporção do aumento no fluxo de informações, tem-se a elevação de notícias sobre fatos irracionais e falsos, influenciando diretamente a forma como se vê a sociedade e suas culturas.
Desde o início do século XX, com o surgimento do rádio, pessoas vêm experimentando gradualmente o fenômeno da globalização que teve seu surto no anos 90 com a recém chegada da internet, a qual, modificou o modo como pessoas se relacionam e compartilham de opiniões e crenças. Todavia, essas publicações não são avaliadas acerca de sua autenticação e veracidade.
Por exemplo, na última eleição norte-americana, o site Wikileaks confirma que a candidata à presidência Hillary Clinton vendeu armas para o grupo terrorista, Estado Islâmico, fato este, que ainda não confirmado, influenciou o destino da eleição no pais. Essa, dentre outras ilustrações, evidenciam o quanto valores da sociedade estão pautados em notícias que são transmitidas, sejam verdadeiras ou não, ao invés de um senso crítico e crenças individuais.
Portanto, entende-se a necessidade de medidas para melhorar esse cenário, dentre elas, um maior monitoramento por parte de órgãos de segurança da informação em conjunto com Ministério das Comunicações sobre o que é divulgado nas mídias. Da mesma forma, uma educação social e familiar, com o fito de instruir pessoas a saírem do senso comum e criarem opiniões próprias.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!