O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desinformação na Era da Informação

A sociedade sempre deteve de informação, é importante estar informado para conviver com outras pessoas e isso pode ser encarado como uma característica boa, ou ruim. Quando uma notícia avisa sobre uma tempestade, isso é bom por que dá a oportunidade de todos se prepararem para ela, entretanto, quando se passa a informação de que alguém é um criminoso sem ele ser, o resultado pode ser devastador para o acusado, levando as pessoas a cometerem crimes contra ele por vingança. Porque tantos desinformados? Como solucionar essa questão?
Os veículos de informação nos dias atuais estão cada vez mais acessíveis e tecnológicos, as pessoas tem a notícia nas palmas de suas mãos em tempo real. Graças aos celulares, em 2015, 72 milhões de indivíduos tinham acesso a internet . O problema dessas informações facilitadas é a sua veracidade que nem sempre é checada antes de compartilhar, o resultado dessa acessibilidade é a disseminação de notícias tendenciosas sem que haja uma contestação dos fatos. A era da informação está abalada, não se sabe mais em quem ou o que acreditar nas redes sociais, qualquer pessoa pode contar algo, mesmo que não tenha acontecido por que não precisa provar para que consiga passar a notícia.
No momento em que uma pessoa recebe uma nota falsa, ela pode acreditar baseada em emoções e vontades próprias, é mais fácil e foi ensinado acreditar em algo que convém a um indivíduo, do que questionar o que acontece. No caso da discriminação sexual, por exemplo, alguém passar através da internet uma falsa imagem de outra pessoa baseando-se em preconceitos aprendidos culturalmente, essa opinião causa dano a quem é destinada. O desinformado é aquele que não vê a verdade, segue uma linha de raciocínio que foi inventada.
Portanto, é necessários que os meios de comunicação, que exercem a função de informar seus usuários, a responsabilidade de checar a veracidade dos fatos antes de serem postados através de fiscalização rigorosa, que pode ser feita através de aplicativos especializados criados por especialistas em tecnologia. A cultura é a formadora da personalidade e passível de mudança, mesmo que os resultados aconteçam a longo prazo e para outras gerações, a sociedade atual pode preparar a próxima através, primeiramente, da família que é o primeiro meio de convívio a falar a verdade, ou seja, ser bom exemplo. As escolas, devem preparar os professores para educar os alunos tornando-os críticos e mais pensantes em frente ás notícias dos meios tecnológicos para que não ocorram enganos e frustrações futuras. A problemática é complexa e envolve vários fatores, mas pode-se afirmar que a tecnologia é uma ferramenta que pode ser usada para elucidar ou esconder informações, dependendo de quem a usa, assim como a cultura está entrelaçada a ela através do modo de ver e interpretar a notícia.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!