O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desinformação na Era da Informação

Desde que o acesso as tecnologias provenientes da era da informática se tornaram acessíveis a todos. Mentiras e calúnias se tornaram muito mais fáceis de serem propagadas e manipuladas. Nesse sentido, torna-se fundamental a inclusão do debate acerca das desinformações trazidas pela chamada "era da informação". As inverdades "fabricadas" e o mal uso da tecnologia não podem serem usadas como arma para beneficiar ninguém.
A divulgação de falsas notícias tem ocasionado grande prejuízo para muitos. O filósofo Aristóteles já dizia: "Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade". Nesse contexto, fica evidente que tanto aquele que foi caluniado quanto aquele que caluniou perdem. Entretanto, é necessário que se entenda que antes de se espalhar qualquer assunto, notícia ou conversa acerca de qualquer temática é necessário a conferência da veracidade dos fatos primeiro.
Além disso, os benefícios oriundos pelo bom uso da internet, blogs e redes sociais devem ser mantidos. Após o surgimento da internet notícias são conhecidas em segundos, pessoas perdidas são encontradas, bandidos são mais facilmente presos e a educação se tornou mais acessível. No entanto, nem sempre é assim. Pessoas famosas, empresas e organizações perdem credibilidade em minutos. São constantemente alvo de "psicopatas cibernéticos", um exemplo disso, foi a mentira divulgada nas redes sociais de que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, teria recebido uma imensa quantia de dinheiro como professor da UERJ, fato que depois foi desmentido. Dessa forma, não importa qual a simpatia ou a antipatia que se possa ter por alguém, a verdade deve ser dita incondicionalmente.
Portanto, para se combater a desinformação na era da informação é necessário, por exemplo, que o Estado aumente a quantidade de delegacias de crimes praticados pela internet, para que mais criminosos seja capturados e encaminhados à Justiça, esta por sua vez, julgue de forma exemplar. Os administradores de sites e redes sociais em parceria com os próprios usuários dificultem a divulgação de notícias falsas, pelo uso da própria tecnologia e denunciem as autoridades os delitos praticados, afim de que a palavra "informação" possa fazer cada vez mais sentido.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!