ENTRAR NA PLATAFORMA
Desigualdade social no Brasil e no mundo: um desafio a ser superado
Desigualdade: um problema social
A desigualdade no território brasileiro é um dos maiores problemas os quais afligem a população no século XXI. Nesse contexto, com o advento da Revolução Industrial, os grandes donos dos meios de produção são possuidores da maior parte do lucro das vendas em relação ao proletariado. Sendo assim, fatores, como concentração de terra e de renda, dificultam a viabilidade de se encontrar caminhos a fim de combater tal atrocidade.

A priori, deve-se destacar que o Brasil é um dos países que possui maior concentração de terra no mundo. No berço da colonização portuguesa o sistema de capitanias hereditárias foi implantando em terras brasileiras, com o intuito de desenvolver, explorar e proteger a terra, mas não teve êxito e por fim deixou apenas as grandes faixas de terra em poder de poucos. De maneira que com o tempo os grandes proprietários rurais tomassem posse da maior parte das terras brasileiras, fazendo com que o menor migre para as cidades em busca de melhores possibilidades para sobreviver.

Ademais, ressalta-se que um terço da renda nacional está sob posse de apenas um porcento da população. Visto que, para se tornar uma pessoa com mais probabilidade de ter uma condição financeira boa, o cidadão precisa estudar, com maioria da população pobre e um ensino público defasado, muitas pessoas procuram o ensino privado, mas apenas uma pequena parcela pode pagar. Outrossim, essa pequena parcela da sociedade possui maior renda consegue bancar os estudos dos seus filhos para se manter no topo da classe social. Concordando com o filósofo Immanuel Kant, "o homem não é nada além do que a educação faz dele ".

Percebe-se, portanto, que agentes, como centralização econômica e terra, são preponderantes quanto a questão da desigualdade. Logo, torna-se imperativo que a escola, junto com ONG's, conscientize por meio de palestras com psicólogos acerca do assunto, com objetivo que a população cobre os órgãos governamentais sobre seus direitos educacionais e habitacional. Por conseguinte, pressupõe que os cidadãos possam ter uma vida mais digna próximo de uma igualdade social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde