O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desigualdade social no Brasil e no mundo: um desafio a ser superado

É notório como as desigualdades estão presentes no nosso dia-a-dia através da divergência entre aqueles que possuem muito e os que nada tem, mostrando-nos que essas diferenças nos afastam de uma sociedade mais harmoniosa e de melhor convivência.
As desigualdades socioeconômicas tem sua origem, principalmente, com o capitalismo que deu origem as duas principais classes sociais, a burguesia e proletariado. Ademais, as desigualdades se estabelece como promotora da pobreza existente atualmente, a qual é uma entrave para a sociedade que deve ser superada através da equidade entre as pessoas.
No livro a revolução dos bichos de George orwell- o qual faz uma analogia com o socialismo- o autor mostra os bichos da granja do solar tomando consciência da suas condições de subordinados em relação ao dono da granja, o senhor Jones, que os explora através do trabalho.Sendo tomada a consciência de exploração, os bichos realizam uma revolução,liderada inicialmente pelo porco Major. Depois de realizada a revolução, os bichos começam a viver de forma igualitária entre eles, porém, com o passar do tempo os porcos começam a tomar a liderança se apropriando do trabalho dos outros bichos e sendo induzidos pela ganância de estar no poder. Em suma, tudo volta a ser como era antes, mostrando que não é possível tratar com igualdade aqueles que são desiguais e que agem e pensam de forma divergentes.
Portanto, para superar esse desafio que são as desigualdades sociais, deve ser estabelecido uma ligação de equidade entre as pessoas, não igualdade-pois geraria mais desigualdades- pois somos diferentes em todos os sentidos.Assim sendo, seria interessante o desenvolvimento de projetos-promovidos pelo estado- a fim de propagar a equidade entre as pessoas, sobretudo na escola, onde a educação promove o conhecimento acerca do mundo em que vivemos, fazendo com que toda sociedade tome consciência da situação que se passa atualmente em todo o mundo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!