O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desigualdade social no Brasil e no mundo: um desafio a ser superado

De acordo com o filósofo iluminista, Jean Jacques Rousseau, a desigualdade social acontece a partir do momento em que há propriedades privadas. Esse excerto, indubitavelmente, confirma-se à medida que existe, na sociedade contemporânea, concentração de terras para poucos. Isso se evidencia um problema, uma vez que o corpo social é dividido em classes, e mais, contribui para a elevação de inúmeros fatores negativos.
Foi firmado pelo alemão Karl Marx que, além das posses de terras, as relações de produção também influenciam na disparidade entre o povo. Veja-se, com clareza, um embate de proprietário e serviçal, este que, em sua maioria, recebe insuficientemente para se manter, tampouco equiparar-se ao patrão. Essa estruturação desigual e opressora, bem como, culmina em um sistema de estamento, já que compreende-se ínfimas ou nenhuma mobilidade social, essa que ainda é, consideravelmente, uma utopia para muitos.
Ademais, pode-se afirmar que a formação de camadas se agrava quando o proletariado encontra-se à mercê de todo o grupo cujo está inserido. Nesse ínterim, observa-se as deploráveis condições a que eles são submetidos, a saber, o aumento desenfreado da violência - conforme revela pesquisas do site Uol. Inclui-se também, a negligência do Estado para com as classes mais baixas, essas, as quais tornam-se vulneráveis ao meio. Implica dizer, dessa forma, que a desigualdade ajuda a perpetuar a exclusão eminente.
É inegável, portanto, que urge maior atenção o contraste perseverante no cenário atual da população brasileira, e mundial. Por isso, faz-se necessário que a mídia dê maior visibilidade social às classes inferiores, ao mostrá-las juntamente a seus direitos, através de canais abertos, como ao organizar campanhas que, de fato, exponham a realidade da massa. A fim de realçar os grupos marginalizados, em uma tentativa de minimizar a displicência sofrida por estes.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!