O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desigualdade social no Brasil e no mundo: um desafio a ser superado

Define-se como Gentrificação, a modificação de determinado espaço, com o objetivo de enobrecê-lo por meio de uma infraestrutura moderna e de luxo. Nesse sentido, pode-se dizer de uma ressignificação do espaço de forma a criar novos ambientes de entretenimento e moradia. Em vista disso, é possível dizer que o Brasil assim como outros países do mundo têm apresentado tal característica, uma vez que esta propicia a desigualdade social e, consequentemente, a emigração da população de baixa renda para outras áreas. Logo, tem-se a discrepância não apenas devido a esse fator, como também outros.
A Segunda Revolução Industrial ocorrida durante a segunda metade do século XIX, consolidou-se com a participação de grandes potências mundiais da época. Em relação a esse período, diz-se de uma intensa exploração do trabalhador, em que esta correspondia à mais-valia(operários recebiam o menor lucro da produção). Dessa forma, analogamente a essa situação, nos dias de hoje, percebe-se uma constante desigualdade de renda em vários países do mundo. No que diz respeito, é perceptível tal realidade no Brasi, já que apesar de não haver uma exploração como naquela época, trata-se de um local onde há extremas condições precárias. Assim sendo, tem-se uma divisão salarial desigual, em que determinadas áreas de emprego são mais valorizadas do que outras, o que contribui para isso.
Além disso, o descaso governamental não somente presente na questão salarial citada, tem-se tornado constante em outros aspectos, como: na ausência de políticas sociais que possam contribuir para a qualidade das escolas públicas brasileiras, baixa oferta de empregos e falta de concretização de métodos contributivos para a reestruturação do Sistema Único de Saúde(SUS). Dessa maneira, pode-se observar que a desigualdade social abrange diversos âmbitos da sociedade, os quais são frequentemente ''corrompidos'' pela esfera do poder público. Portanto, é pertinente dizer que, a segregação espacial, econômica e social tem afetado há décadas muitos lugares do mundo.
Posto isso, é preciso que o Governo realize medidas a fim de atenuar o problema apresentando e proporcionar melhorias para a discrepância tão acentuada no Brasil. Então, esse órgão de poder deve reequilibrar os salários de tal forma a mantê-los em níveis corretos de contribuição, como também oferecer empregos em maior escala para a sociedade. Ademais, é necessário que haja ações dessa esfera com o intuito de investir financeiramente na reestruturação de escolas e do SUS.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!