O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desenvolvimento sustentável

Desde a Primeira Revolução Industrial passou-se a pensar no consumo como uma atividade vital. Como consequência, o cenário ambiental atual está pautado em desestabilizações dos ecossistemas, do clima e uma elevada taxa de poluição. Diante disso, tornou-se necessária à adoção de medidas fundamentadas no desenvolvimento sustentável na tentativa de reverter tal cenário.

O significado do termo desenvolvimento sustentável baseia-se na convivência harmônica com a natureza e, ao mesmo tempo, na premissa de suprir as necessidades das populações atuais e futuras. No entanto, na sociedade pós-industrial é notória a problemática tangente ao desenvolvimento sustentável, uma vez que o consumismo e a falta de criticidade socioeducacional apresentam-se como catalizadores para a persistência da degradação ao meio ambiente. Uma prova disso está na divulgação de dados coletados pelo Ministério do Meio Ambiente: em dois anos o cerrado perdeu o equivalente a três vezes da área do Distrito Federal, sendo a exploração agropecuária o indicador do desmatamento.

Concomitantemente, os problemas ambientais têm se mostrado cada vez mais reais. Nessa ótica, o consumo de bens materiais oriundos, principalmente do petróleo, causam impactos desde a exploração da matéria prima até chegar ao consumidor, devido ao elevado caráter poluidor do petróleo e de seus derivados. Além disso, o desperdício e o consumo exagerado têm como resultado o descarte inadequado de resíduos em lixões à céu aberto, contribuindo para a proliferação de doenças e para o comprometimento de lençóis freáticos por contaminação.

Fica claro, portanto, que medidas devem ser tomadas tendo como princípio o pensamento de Mahatma Gandhi, no qual se afirma que o futuro dependerá daquilo que fizemos no presente. Dado isso, o Ministério do Meio Ambiente, com o apoio de ONGs, deve incentivar o agronegócio sustentável através de práticas, como o planejamento com uso de técnicas corretas, por meio de aulas e cursos. Ademais, escolas em parceria com os governos, podem promover ações de cunho educativo para gerar o engajamento de todos a fim de proporcionar um desenvolvimento pautado na utilização consciente dos recursos naturais. Dessa forma, articulando as dimensões econômicas, ambientais e sociais poderia-se ter, em longo prazo, um desenvolvimento sustentável real.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!