O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desarmamento no Brasil

O filme "Tropa de Elite" retrata de forma clara a realidade das favelas brasileiras bem como o fácil acesso a armas ilegais que as facções criminosas têm. Diante desse cenário, muitos cidadãos apoiam a legalização ao porte de armas pelos civis, alegando ser a melhor forma de defesa do indivíduo de bem. No entanto, o armamento da população não deve ser legalizado, pois além de significar um retrocesso para a nação, irá agravar os índices de violência do país.
Em primeira análise, é importante ressaltar que a ilegalização do porte de armas foi um grande avanço para a sociedade. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), após a criação do Estatuto do Desarmamento os números de assassinatos e suicídios com armas de fogo no Brasil caíram pela metade. Isso mostra que liberar o porte de armas para a população civil seria um passo retrogrado, visto que aumentaria as possibilidades de homicídios no país.
Outro ponto a ser debatido é que a livre circulação de armas no país abriria portas para novas preocupações. No EUA, por exemplo, país com o maior número de indivíduos com porte de armas, ocorrências de homicídios e até mesmo chacinas promovidos por civis não são incomuns. Casos como o assassinato de nove pessoas negras, vítimas de racismo, na Carolina do Norte, em 2015, atestam que facilitar o acesso da população não é uma boa alternativa.
Torna-se evidente, portanto, que a legalização do porte de armas à população civil brasileira não deve ser uma medida a ser tomada pelo governo haja vista que seria um recurso nocivo à sociedade. Dessa forma, com o objetivo de melhorar a segurança pública, o Ministério da Segurança deve ampliar o número militares contratados de modo a aumentar a quantidade de policiais que circulam nas comunidades. Além disso, o Ministério da Educação deve promover campanhas de desarmamento nas escolas, realizadas por profissionais especializados, que discutam os malefícios do porte de armas pela população civil. Destarte, será possível tornar o Brasil um país menos violento.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!